top of page

O COLETIVO

DOLORES

"Neste ano debutante, somos A Dolores! Mães, ao pé do Morro Vermelho, parindo História, somando na luta da classe trabalhadora, pela emancipação, pela vida desalienada, incessante e incansável na disputa pela construção de uma sociedade justa e solidária. Nos reconhecemos como trabalhadoras organizadas. Nos organizamos no sentido de superar a sociedade de classes. Deste processo de organização, de onde extraímos a poesia – da classe para a classe – operamos pela transformargem, inseridos na luta.


Quinze anos produzindo pela contraimagem, pela desconstrução da hegemonia, pela horizontalidade, e pelo esforço de fazer valer o que é nosso (enquanto classe) – Homens e mulheres que dizem não a esse estado de coisas, à barbárie produzida pelo Kapital, à mesquinharia, ao modus operandi dos comerciais de margarina. Assim, junto a outros parceiros, grupos e movimentos organizados da classe trabalhadora, procuramos construir um referencial poético, junto à prática das lutas, sejam elas poéticas, políticas, periféricas, epidérmicas – somos muitas e sabemos que há ainda muito mais lutas a somar!
Fazer das lutas poesia, é somente uma das maneiras de brigar, e brigamos com foices, martelos, lira e dentes, sempre a postos na construção de uma sociedade socialista!"

O Dolores configura-se como um grupo de trabalhadores que exerce, entre todos os percalços, o direito de expressar o mundo que lhe atravessa através da arte.

Como trabalhadores, nos movimentamos enquanto classe e assumimos as consequências que esta posição política nos coloca.

A afirmação de trabalhadores que fazem arte tem total influência e consequência nas elaborações estéticas, tanto no tempo e na técnica do fazer quanto na leitura simbólica do mundo.

Percebemos em nossa caminhada que este processo influi nas lutas e nas possibilidades de uma proposição social diferente desta em que contribuímos com a manutenção, abrindo brechas ou fissuras que inauguram porvires cotidianos junto com a reprodução. Esta contradição posta e assumida dá a chance de saltos de qualidade na construção do caminho da revolução social proposta pela classe trabalhadora.

Somos companheiros de movimentos sociais, construímos e assumimos juntos a luta nas suas diversas dimensões.

VÍDEO //

"LINHA DE AÇÃO" DOLORES BOCA ABERTA

VÍDEO //

"TEATRO MUTIRÃO: PÓLEM, PÓLIS E POLÍTICA" 

DOLORES BOCA ABERTA

bottom of page