Revolução Russa: "Eles se atreveram"

 

Com Camila Marques do Núcleo 13 de Maio - Brasília, DF. 

Dia e horário: Domingo, 24 de abril, das 16h às 21h

Indicação: Documentário "Eles se atreveram - A Revolução Russa de 1971" e o livro de Alexandra Kollontai "Oposição Operária 1920-1921"

Fotos desse seminário aqui.

 

Conjuntura:

Limites e Possibilidades da Esquerda

 

Com Lincoln Secco - Professor Livre Docente de História Contemporânea na Universidade de São Paulo (USP).

Dia e horário: Sábado, 30 de abril, das 16h às 21h

Indicação: "Em defesa de direitos conquistados - A marcha sobre Brasília", artigo de L. Secco para o Le Monde Diplomatique Brasil

Fotos desse seminário aqui.

 

Racismo e Luta de Classes

Para baixar o registro desse seminário, clique aqui.

Com Douglas Belchior da Uneafro Brasil

Dia e horário: 3ª feira, 3 de maio, das 19h30 às 22h30

Indicação: "Desconstruir o racismo e forjar a utopia revolucionária negra" de Jaime Amparo e Douglas Belchior e "Reflexão sobre o racismo" de Clovis Moura

Outras dicas de leitura de aprofundamento: "Discurso da servidão Voluntária" de Etienne de La Boétie, "Brasil: uma biografia" de Lilia Moritz Schwarcz e Heloísa Starling, "O negro no mundo dos brancos" de Florestan Fernandes, "As veias abertas da América Latina" de Eduardo Galeano, textos sobre a psicologia do negro de Frantz Fanon e as obras de Clovis Moura. 

 

Feminismo:

Interseccionalidade e Políticas Públicas

 

Com Alessandra Almeida e Regiane Soares, sociólogas formadas na Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo - FESPSP.

Dia e horário: Domingo, 15 de maio, das 16h às 21h

Indicação: "Enegrecer o feminismo: a situação da mulher negra na América Latina a partir de uma perspectiva de gênero" de Sueli Carneiro

 

Qualquer dúvida ou informação extra, mande-nos um e-mail no doloresbocaaberta@gmail.com ou pela nossa página no facebook.

 

LOCAL: CDC Vento Leste

Rua Frederico Brotero, 60 - próximo ao metrô Patriarca

 

Esta ação integra o Projeto Dolores 15 anos - Trilogia da Necessidade contemplado pela Lei Municipal de Fomento ao Teatro.